Pensar na vida, nos conceitos, nos relacionamentos... o que nos resta além disso?

quarta-feira, 4 de março de 2009

Conformismo ou maturidade?


Nascemos nus e ao passo que crescemos vamos nutrindo nosso eu com expectativas, sonhos e ilusões. Quando somos crianças queremos que todos os nossos desejos e afetos sejam acolhidos e executados a contento... depois vamos crescendo e entendemos a duras penas que nem tudo que queremos é possível, ou adequado, ou executável. Assim, desde a infância exercitamos, ou deveríamos exercitar o necessário e nobre exercício de conviver com as frustrações. A medida que o tempo passa algumas pessoas abrem mão de várias coisas que em outra fase da sua vida seria impensável renunciar... do outro lado temos talvez um número menor de pessoas que se agarram a algumas idéias como um pescador se agarra à sua jangada, mesmo no meio de uma tempestade... o que faz com que isso aconteça, a maturidade de conviver com aquilo que nos é impossível naquele momento, ou no futuro, ou apenas o conformismo?

6 comentários:

  1. Eu fico impressionado com a sua escrita. Você é tão clara e tão sucinta. E as pessoas acham que precisa escrever muito para dizer muito. Eu também já escrevi um pouco sobre o conformismo. Ou a falta dele. :-)

    ResponderExcluir
  2. quem poderá responder?

    ResponderExcluir
  3. Acho que a resposta está bem escondidinha em nós mesmos! Mas é difícil achar!

    ResponderExcluir
  4. Não há apenas uma resposta porque somos todos diferentes com percursos diferentes, escolhas diferentes e metas diferentes.
    Assim, caberá a cada um analisar-se para tentar perceber de atingiu a compreensão ou se remeteu ao conformismo.

    belo texto

    ResponderExcluir
  5. vi seu blog no bloga da raizza (paradoxalmentefalando) sou professor dela e aqui vai o meu virtual convite

    olá!

    (mensagem automática para a blogsfera local!)

    só estou passando para reforçar o aviso (caso vc já tenha meu blog nos seus favoritos) que há uma postagem nova por lá... (e de particular escolha... as cronicas são as que eu mais gosto...)

    aguardo sua visita (e um possivel coementário!)

    Atenciosamente Rene William!

    ResponderExcluir
  6. Acho que é exatamente por aí....

    Ah! Agora além do BLOG DO HUD, lançamos o HOMEM OCIOSO com uma equipe bacana. Segue a gente lá...
    www.homemocioso.blogspot.com

    Visite os dois!

    ResponderExcluir